Vários motivos podem levar as famílias a procurarem apoio psicopedagógico para o processo de aprendizagem dos filhos, e geralmente são por diferentes fatores.

Algumas crianças podem apresentar limitações no processo de aprendizagem, por falta de oportunidades de experiências sensoriais, ou porque sofrem com baixa-estima ou por que não estabeleceram relação positiva com a aprendizagem sistemática (formal, da escola), ou porque o método de ensino utilizado para lhe ensinar não é o mais adequando, outras podem apresentar limitações físicas ou cognitivas, entre outras. Então, perdem o interesse e o desejo de aprender, com a impressão de não obter sucessos diante de cobranças e por estas não serem compatíveis com seu nível de desenvolvimento cognitivo.

Não há uma única causa e nem é possível categorizá-las, uma vez que cada pessoa é única e as causas para a manifestação de problemas na aprendizagem são diferentes em cada caso.

Quando devo buscar uma avaliação psicopedagógica?
Evite deixar que a situação fique muito difícil! Se percebeu alguns sinais como, notas estão baixas, perda de interesse em estudar, parece esquecer com facilidade o que acabou de ser explicado e/ou a dificuldade em aprender está ocasionando situação de desgaste emocional na criança e na família. É a momento de procurar uma opinião profissional para auxiliar a família a decidir se é caso de realizar uma avaliação psicopedagógica com o filho ou não.

Existe sinais que se percebidos e trabalhados precocemente possibilitam respostas positivas com mais rapidez. Por outro lado, adiar pode aumenta as dificuldades e consequentemente a demora para a reversão do problema.

Marque uma conversa com um profissional, certamente será elucidativa e trará um novo olhar para a reflexão da família.

Por que procurar?
O principal objetivo da avaliação psicopedagógica é identificar como o sujeito aprende e seus modos de pensar, com a intenção de descobrir as causas das dificuldades que estão prejudicando o processo de aprendizagem e oferecer possibilidades de superação.
Vygotsky acreditava que a inteligência não é estática, que pode aumentar e se desenvolver.  Eliminar obstáculos que impedem a criança/adolescente/adulto de aprender podem lhe proporcionar novas maneiras de interações, potencializando a construção e aquisição de conhecimento do mundo. E ainda, fortalecendo enquanto aprendiz na escola e na vida.
O potencial das pessoas está entre o que elas podem fazer sozinhas e o que conseguem quando são ajudadas por um “outro mais bem informado”, como um colega de classe, o professor, o pai, ou o psicopedagogo, por exemplo.  
Aprender vai muito além de aprender os conteúdos escolares.

Entender a maneira que a pessoa aprende e qual o obstáculo que interfere na sua aprendizagem pode ajudar de maneira assertiva  
É importante ressaltar que, a identificação das causas da dificuldade no momento certo fará toda diferença na vida escolar e de relacionamento dos(as) crianças/adolescentes/adultos com o mundo.

A avaliação psicopedagógica dura em média 10 sessões (incluindo sessões com a criança, com a família e visita a escola), e inclui uma série de procedimentos próprios do campo da psicopedagogia, como testes, observações, desenhos e o próprio brincar. Se trata de um processo investigativo, que ao final, exigirá do profissional realizar uma devolutiva à família sobre os pontos mais importantes a serem trabalhados (no consultório e/ou na escola e/ou na família).