Desde pequenos, apresentamos algumas dificuldades relacionadas ao aprendizado, a qual caracteriza o campo de formação, pesquisa e atuação do Psicopedagogo.

Geralmente, o professor é o primeiro a perceber os sintomas dos distúrbios de aprendizagem na criança conforme dá-se início ao trabalho de alfabetização. Também podemos detectar dificuldades através de atividades motoras  como jogos e brincadeiras, antes mesmo do processo de alfabetização. Logo, procurar um psicopedagogo pode afastar desde cedo, problemas importantes de aprendizagem da vida de muitas crianças.
Os pais nem sempre conseguem detectar esses sintomas com facilidade.
Hoje,  pais e professores estão  deparando-se muito facilmente com Problemas de Aprendizagem  com suas crianças e o trabalho do psicopedagogo  na prevenção e diagnóstico da dificuldade da criança ou adolescente destaca-se, exigindo um olhar diferente para o ser humano, trabalhando com nova  escuta, nova observação e nova intervenção.

Nesse sentido, qualquer que seja a dificuldade do indivíduo em aprender, o Psicopedagogo é o profissional indicado e é por isso que deve ser procurado.
Mais especificamente, o atendimento que proponho é direcionado para auxiliar o indivíduo (criança, jovem, adulto) a entender a maneira que aprende; identificar estratégias equivocadas – ou não – que utiliza; indicar quesitos que necessitam ser melhorados para ampliar seu desempenho para aprender; e assim, auxiliar o indivíduo a exercer com mais eficiência seus estudos, seu trabalho, enfim, sua vida de maneira autônoma.
Impreterivelmente está incluso valorizar o potencial que cada indivíduo possui.